quinta-feira, 18 de junho de 2009

Associação Atlética Mackenzie College

Associação Atlética Mackenzie College



(uniforme usado após sua união com a atual Portuguesa)

''..Foi uma equipe brasileira de futebol da cidade deSão Paulo, fundada em 18 de Agosto de 1898 e participante por 13 vezes do Campeonato Paulista. O Mackenzie foi o primeiro clube fundado no Brasil por brasileiros e para brasileiros para a prática do futebol e o primeiro neste país a praticar o basquetebol...''

Em 1896, um professor, Sr. Augusto Shaw, retornava dos EUA e começava a fazer uma grande propaganda de esportes como o basquete, o futebol e o rugby. Muitos alunos se interessaram por estes "divertimentos" e em 1898 se reuniram para fundar a A.A. Mackenzie College. Entre os fundadores estava Belfort Duarte. Este maranhense, estudante do colégio, foi quem fundou, anos mais tarde, o América Football Club do Rio de Janeiro, além de ter sido o responsável pelo fato do clube ter tantos "clones" pelo Brasil inteiro. Mesmo em São Paulo, Belfort Duarte viria a fundar umAmérica FC em 1916 (que mais tarde se chamaria Tremembé FC). Foram alguns alunos do Mackenzie que introduziram, em 1902, o futebol em Santos e em Sorocaba.

O Mackenzie foi um dos fundadores da primeira liga de futebol do Brasil, a Liga Paulista de Futebol. Em 3 de Maio de 1902 o primeiro jogo oficial da história do futebol paulista e brasileiro foi realizado entre Mackenzie e Germânia, tendo a equipe vencido por 2x1 com um gol de Eppingaux, um dos fundadores, que será conhecido para sempre como o autor do primeiro gol oficial do futebol brasileiro.

Em 1920 o Mackezie se juntou à Portuguesa e formou o Mack-Port. A nova equipe durou 3 anos. Em 1923 a união se desfez e o Mackenzie se retirava de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol no Brasil..

Ficheiro:Footballbrasil1899.jpg


"Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, era novidade, já que naquela época somente conheciam o críquete.

- Como é esse jogo? - perguntam uns.
- Com que bola vamos jogar? - indagavam outros.
- Eu tenho a bola. O que é preciso é enchê-la.
- Encher com o quê - perguntavam.
- Com ar.- Então vá buscar que eu encho."

Foi assim, que, de acordo com Charles Miller, o futebol começou no Brasil, numa entrevista dada à revista O Cruzeiro em 1952. Em 1895 houve o que é considerado o primeiro jogo de futebol no país. Na Várzea do Carmo, em São Paulo, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da Companhia de Gás e da Estrada de Ferro São Paulo Railway. O amistoso terminou por 4x2, com vitória do São Paulo Railway.