sexta-feira, 19 de junho de 2009

Explicar para não complicar!

Primeiramente:

- ''Este Post é para esclarecer o porque de eu não ter colocado o Clube de Regatas do Flamengo; o Botafogo de Futebol e Regatas, o Vasco da Gama, o Vitória, a Ponte Preta*; o Fluminense* e a Portuguesa como os primeiros CLUBES (APENAS CLUBES NÃO SÓ DE FUTEBOL)''.
*esses sim são só de futebol.

- E.C. Vitória: O clube foi fundado em 1899, mas como clube de CRICKET mais adotou o futebol a partir de Outubro de 1901.

- Fluminense F.C.: O clube foi fundado em 1902, exatamente no dia de 21 de julho. Bom o Fluminense é o 1° clube (SÓ DE FUTEBOL) do Rio de Janeiro. Bom na verdade sem contar a parte que o Fluminense é um time só de futebol, a delegação de clubes (CLUBES POLIESPORTIVOS EM GERAL) do Rio de Janeiro, AFIRMA CORRETAMENTE QUE O Payssandu Cricket Club, seguido de Rio Team, CR. Flamengo, foram os primeiros clubes do estado da carioca. O clube Tricolor foi o primeiro clube de futebol não clube poliesportivo.
OBS.: Se o Payssandu Cricket Club ainda praticasse o Futebol ele seria o 1° do estado mas como ''acabou aposentando o futebol do clube'' o clube leva na sua carreira esportiva como clube poliesportivo.''

''Lusa'' Associação Portuguesa de Desportos.: O Clube já diz tudo '' DESPORTOS'', a Portuguesa que se uniria com a Associação Atlética Mackenzie College em busca de novos conhecimentos esportivos pois apenas paricipava de jogos de cricket entre outros, mas apenas, adquriu - se ao Futebol em 1920.

A Associação Atlética Ponte Preta.: É também conhecida como Macaca, FUNDADO APENAS COMO CLUBE DE FUTEBOL, mais apesar de ser fundada em 11 de agosto de 1900, é o segundo mais antigo do Brasil, sendo fundada 23 dias após o Sport Club Rio Grande, sendo este em 19 de julho de 1900, o mais antigo em atividades ininterruptas.


Botafogo de Futebol e Regatas .: O Botafogo só não é ''considerado o 1° clube (sem ser de futebol) ainda em funcionamento do Rio de Janeiro pois não á legalização do Clube que se diz fundado em 1894*, no Remo mais como não á documentos o Botafogo acaba se decidindo '' se refundar'' como Futebol e Regatas em 12 de agosto de 1904 como futebol ( Botafogo Football Club) e finalmente em 1942 a união do clube de regatas (remo) com o de futebol, assim se oficializando com os documentos para obter prova, *o Botafogo não tem os mesmo documentos que o CR. Flamengo usa para ''mostrar'' que foi fundado em 1895 como clube poliesportivo, também á provas que o clube da Gávea popularizou o novo esporte no estado do Rio de Janeiro mais vocês irão ler na parte ''rubro negra ou Flamenguista do post''.


Club de Regatas Vasco da Gama.: Foi o segundo clube ainda em funcionamento a existir no Rio de Janeiro. Pois como o CR. Flamengo e o Botafogo FR, surgiria em 1898 como clube de remo e no dia 26 de novembro de 1915 o Vasco se funde com o Lusitânia F.C. e forma seu primeiro time de futebol. Em 1923, após vencer a divisão de acesso do Campeonato Carioca (2ª Divisão do Campeonato Carioca) no ano anterior, o Vasco se une aos grandes clubes do Rio de Janeiro.


Clube de Regatas do Flamengo.: Foi o primeiro e sendo o primeiro clube poliesportivo do estado carioca e do Brasil ainda em funcionamento. O clube possui todos os documentos de sua fundação os documentos que pelos dirigentes do clube da Gávea gostam de chamar de '' a lei dos remadores '', que dizia os esportes que o clube praticava na época (remo desde 1890 antes da oficialização do clube em 1895 o cricket 1895 mas acabou sendo ''aponsentado do clube no ano seguinte'' e o Futebol 1892.)

Ai você irá dizer ''.. mas este babaca não disse que o primeiro clube a ter o futebol como esporte foi o Fluminense..'', então mas só que o Flamengo foi chamado junto ao Athletic São Paulo para que os jogadores ingleses da extinta equipe paulista apresentassem o esporte ao clube rubro - negro então o clube ''popularizou'' o esporte na cidade carioca, em 1892 o Clube de Regatas do Flamengo realizou uma partida contra a extinta equipe carioca o Rio Team numa região que corresponde ao Aterro do Flamengo, mas o clube só acrescentou o esporte em 1902 pois não possuia muitos jogadores que mostrassem interesse no esporte, hoje o clube tem cerca de 60 milhões de torcedores* no Brasil sem contar o Resto do Mundo e mesmo sem contar a equipe possui a maior torcida do mundo.

*imagens da torcida do Flamengo a maior do mundo.



FIM.

Sport Club Rio Grande

Sport Club Rio Grande

O clube de futebol mais antigo ainda em atividade

no Brasil. Está localizado na cidade do Rio Grande no Estado do Rio Grande do Sul. Foi fundado 23 dias antes da Ponte Preta (fundada em 11 de agosto de 1900). O Flamengo, o Botafogo, o Vasco da Gama e o Vitória, que são anteriores a 1900, não nasceram como clubes de futebol. Em homenagem ao clube, o dia 19 de julho foi escolhido pela CBF como o "Dia do Futebol".


Foi no fim do século XIX, o futebol ainda era pouco conhecido no Brasil. Um grupo de descendentes de Albion resolveu iniciar a prática do esporte, fundando um clube na cidade de Rio Grande. As primeiras jogadas foram realizadas na rua e as dificuldades a serem vencidas eram muitas. Até mesmo a bola era importada daInglaterra, pois não existiam fábricas em nosso continente. Assim surgiu o clube que, mais tarde, se tornaria o mais antigo ainda em atividade no Brasil: o Sport Club Rio Grande. Embora a data de fundação seja 19 de julho de 1900, o clube já jogava desde 1898.[2]

Foram os seguintes os fundadores e componentes do S.C. Rio Grande, no seu período de fundação: Eugênio Hunz, Amadeu Schmidt, J. Minnemann , Gustavo Poock, Gustavo Cramer, J. Trail, E. Stevart, Alfredo Kladt, Carlos Oleckels, André Legeren, Rodolfo Dietkier, Rude e Gustavo Kradt M. Castro, Henrique Buhle, Max Bornhos, A. Nenet, W. Gerardin, H. Wolkens, Boje Schmidt e R. Bennet.

Sport Club Germânia

Sport Club Germânia


''..Um clube desportivo brasileiro da cidade de São Paulo. Fundado como SC Germânia, teve que mudar seu nome por determinação do governo durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, é um dos clubes de maior destaque no Brasil em diversas modalidades amadoras. No futebol, o primeiro uniforme titular tinha camisa com a metade direita preta e a metade esquerda azul, calção e meias pretas. mais tarde, adotou camisa com listras verticais azuis e pretas, calção branco e meias pretas. Tinha ainda uniforme reserva com camisa e calção branco e maieas pretas..''


Nascido em 7 de Setembro de 1899 o Esporte Clube Pinheiros, foi fundado por Hans Nobiling com o nome de Sport Club Germânia.

O desportista com um grupo de amigos de diversas nacionalidades resolveu fundar uma equipe de futebol em razão de sua origem, nascido na Alemanha desejou que seu time recebesse o nome de Germânia, mas como haviam portugueses,espanhóis e italianos entres outras nacionalidades na fundação houve a opção por chamar o time de Sport Club Internacional para congregar as várias nacionalidades de seu fundador, voto vencido mais tarde Hans junto com os irmãos Wahmschaffe se afastaram da equipe e exatos dezoito dias depois fundaram a sua própria equipe.

Com o nome de Sport Club Germânia a equipe disputou 26 vezes o campeonato paulista de futebol, onde foi campeão nos anos de 1906 e 1915 e chegou a contar em suas fileiras com o grande Arthur Friedenreich, o primeiro grande craque do futebol brasileiro.

A equipe viu-se obrigada a mudar de nome no decorrer da segunda guerra quando o governo do Brasil ao participar do conflito proíbiu que equipes existissem com nomes de outros paises, desta forma o Palestra Itália de São Paulo se tornou oSociedade Esportiva Palmeiras, o de Minas Gerais se tornou o Cruzeiro Esporte Clube, o Hespanha Foot Ball Club da cidade de Santos se tornou o Jabaquara Atlético Clube e o Sport Club Germânia se tornou o Esporte Clube Pinheiros.

Com o final da Segunda Grande Guerra e com o advento do futebol profissional, assim como muitas outras equipes da época o EC Pinheiros optou por se tornar um clube social com suas áreas de recreação e esportes amadores.

Em 2008 com 109 anos, tem 170.000 m² localizado em um importante bairro de São Paulo, o Jardim Europa, possui muitas árvores, verde e espaço de lazer aos seus associados. Em matéria desportiva, se destacam seus times de vôlei profissional no âmbito paulsita e brasileiro.


Sport Club Germânia e o Futebol Paulista.

Dos mais antigos clubes praticantes de futebol no Brasil, o Germânia disputou o Campeonato Paulista de Futebol de 1902, o primeiro do Estado e do Brasil. e disputou quase todas as edições seguintes, com um hiato entre 1917 e 1920, até 1932, o ano anterior à profissionalização da liga, em 1933.

Nos primeiros campeonatos teve classificações modestas, ficando sempre entre os últimos. porém , a partir de 1903, passou a contar com Hermann Friese, um alemão que devido à sua refinada técnica e surpreendente variedade de jogadas em campo, se tornou o primeiro "craque" da história do Futebol Brasileiro. Com ele, o time começou a se destacar e em 1905 terminou vice-campeão. No Campeonato Paulista de Futebol de 1906 conquistou seu primeiro título, com 7 vitórias e uma única derrota e ainda deixando o desafeto Internacional com o vice.

Depois do vice campeonato de 1908, só voltou a se destacar com a conquista do Campeonato Paulista de Futebol de 1915, porém em um campeonato esvaziado, organizado pela Liga Paulista de Foot-Ball, com apenas o Internacional como time de renome. Clube Atlético Paulistano, A.A. das Palmeiras, Clube Atlético Ypiranga e Associação Atlética São Bento estavam em outra liga.

Ainda no ano de 1909, fato histórico para o Germânia e para o Futebol Brasileiro: A estréia de Arthur Friedenreich, um filho de alemão, foi pelo clube. ainda voltaria em 1911.

Em 1916, o Germânia abandona o campeonato da liga só voltando a disputar o Paulistão em 1921, terminando em último. Após muitas campanhas apagadas, só voltou a ser vice-campeão no Campeonato Paulista de Futebol de 1926, organizado pela Liga dos Amadores de Futebol, com a participação exclusiva de clubes prò-amadorismo.

Em 1931 ficou na última posição entre os 14 disputantes, e em 1932, numa honrosa 4° posição. No ano seguinte, com o advento do profissionalismo no Futebol Paulista, o Germânia abandona a disputa do Paulistão em definitivo, entrando para a história.

Futebol no Brasil..

Ficheiro:Footballbrasil1899.jpg


"Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, era novidade, já que naquela época somente conheciam o críquete.

- Como é esse jogo? - perguntam uns.
- Com que bola vamos jogar? - indagavam outros.
- Eu tenho a bola. O que é preciso é enchê-la.
- Encher com o quê - perguntavam.
- Com ar.- Então vá buscar que eu encho."

Foi assim, que, de acordo com Charles Miller, o futebol começou no Brasil, numa entrevista dada à revista O Cruzeiro em 1952. Em 1895 houve o que é considerado o primeiro jogo de futebol no país. Na Várzea do Carmo, em São Paulo, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da Companhia de Gás e da Estrada de Ferro São Paulo Railway. O amistoso terminou por 4x2, com vitória do São Paulo Railway.