quinta-feira, 18 de junho de 2009

São Paulo Athletic Club

São Paulo Athletic Club


(Primeiro time)

''..Um clube desportivo brasileiro que fez parte do surgimento do futebol no país. Atualmente tem seu departamento de futebol profissional desativado. Hoje, o clube tem uma das principais equipes de rúgbi (amador) do Brasil e é um importante centro de práticas de esportes de origem britânica..''

Não há dúvida de que o sócio mais ilustre do SPAC foi Charles Miller, que nasceu no Brás em1874, e foi enviado para estudar em Southampton na Inglaterra, onde aprendeu o novo esporte da época, o association football, nosso conhecido futebol. Em 1894 ele retornou ao Brasil com duas bolas de capotão e um livro de regras, para jogar este novo e cativante esporte, até então desconhecido no Brasil.

Em abril de 1895 organizou com seus colegas do SPAC o primeiro "jogo oficial" de futebol, que foi disputado numa gleba de terra na Várzea do Carmo, entre as equipes da São Paulo Railway (SPR) e a do The Gás Co, fornecedora de gás da capital. O resultado foi de 4 x 2 para a SPR, com dois gols de Charles Miller. Este jogo seria a semente, que tornou o SPAC o primeiro tricampeão da Liga Paulista de Futebol, precursora da Federação Paulista de Futebol em 1902, 03 e 04.

O SPAC ganharia seu quarto eúltimo título em 1911. Em 1912 disputou seu último Paulistão. Segundo o historiador oficial do SPAC, John Mills, um profissionalismo não-oficial já havia se instituído na Liga, que oficialmente ainda era amadora. O estatuto do clube pregava o amadorismo completo, e, por não aceitar participar do falso amadorismo vigente preferiu abandoná-la definitivamente.

O uniforme titular do SPAc tinha camisa comlistras verticais brancas e celestes, calçaõ e meias pretas. e o uniforme reserva tinha camisa branca e calção e meias pretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol no Brasil..

Ficheiro:Footballbrasil1899.jpg


"Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, era novidade, já que naquela época somente conheciam o críquete.

- Como é esse jogo? - perguntam uns.
- Com que bola vamos jogar? - indagavam outros.
- Eu tenho a bola. O que é preciso é enchê-la.
- Encher com o quê - perguntavam.
- Com ar.- Então vá buscar que eu encho."

Foi assim, que, de acordo com Charles Miller, o futebol começou no Brasil, numa entrevista dada à revista O Cruzeiro em 1952. Em 1895 houve o que é considerado o primeiro jogo de futebol no país. Na Várzea do Carmo, em São Paulo, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da Companhia de Gás e da Estrada de Ferro São Paulo Railway. O amistoso terminou por 4x2, com vitória do São Paulo Railway.