quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sheffield Football Club ''The Club!''

Sheffield Football Club

''Segundo a FIFA, o clube de futebol mais antigo do mundo''


A origem do clube data de 1857, quando dois amantes do críquete, William Prest e Nathaniel Creswick, debateram até altas horas da madrugada acerca do esporte ideal para manter a forma durante o inverno, uma vez que as condições climáticas dificultavam a prática do críquete.

Após muitas discussões, ambos chegaram à conclusão de que tal esporte seria o futebol. Desta forma, em outubro de 1857, foi criado o primeiro clube da história, o Sheffield FC, ao redor do qual foram redigidos os primeiros regulamentos do futebol, conhecidos como "Códigos de Sheffield", que serviram para organizar as primeiras partidas: solteiros contra casados e profissionais contra amadores.

Cinco anos depois, 15 equipes haviam nascido na região de Sheffield, e o "germe" havia se espalhado para a cidade de Londres, que logo começou a organizar partidas com o Sheffield FC, apelidado "The Club", definição categórica que vem ratificar que ele foi o primeiro entre os primeiros clubes de futebol.

Com o passar do século XIX, foram criadas outras equipes na região, dentre as quais o Sheffield Wednesday e o Sheffield United, que se tornariam profissionais, ao tempo que o Sheffield FC decidiu permanecer como clube amador, circunstância que relegou a primeira equipe da História ao ocaso.

No entanto, a paixão de seus torcedores e o orgulho da equipe trouxeram o velho Sheffield FC até o século XXI. Hoje o clube pertence a uma divisão de futebol amador perdida no complicado sistema organizativo do futebol britânico, e joga no Stadium of Bright, perante 1.500 orgulhosos torcedores.

Apesar de não ter muito troféus em sua sede, o Sheffield FC é, ao lado do Real Madrid, a única equipe do mundo a contar com a Ordem de Mérito da FIFA‎, que reconheceu oficialmente a equipe como "decana do futebol universal".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

Futebol no Brasil..

Ficheiro:Footballbrasil1899.jpg


"Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, era novidade, já que naquela época somente conheciam o críquete.

- Como é esse jogo? - perguntam uns.
- Com que bola vamos jogar? - indagavam outros.
- Eu tenho a bola. O que é preciso é enchê-la.
- Encher com o quê - perguntavam.
- Com ar.- Então vá buscar que eu encho."

Foi assim, que, de acordo com Charles Miller, o futebol começou no Brasil, numa entrevista dada à revista O Cruzeiro em 1952. Em 1895 houve o que é considerado o primeiro jogo de futebol no país. Na Várzea do Carmo, em São Paulo, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da Companhia de Gás e da Estrada de Ferro São Paulo Railway. O amistoso terminou por 4x2, com vitória do São Paulo Railway.

Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

Wikipedia Search