quinta-feira, 18 de junho de 2009

O Paissandu Atlético Clube

O Paissandu Atlético Clube

(Escudo do Payssandu Cricket Club)

''..Um clube social e esportivo brasileiro, da cidade do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro. Suas cores oficiais são azul e branco..''

1872: no dia 15 de agosto de 1872, um grupo de jovens ingleses apaixonados pela prática de esportes fundaram uma agremiação chamada Rio Cricket Club, num terreno alugado na Rua Berquó (atual General Polidoro), em Botafogo, para a prática docricket, esporte amplamente difundido na Inglaterra.

1875: após alguns atos de discordância entre os fundadores do Rio Cricket Club, Srs. H.L. Wheatley, A. MacMillan, C.D. Simmons, Amaral, Robinson e George Emmanuel Cox (...), dessidem montar uma outra agremiação, recebendo posteriormente a denominação de Paysandu Cricket Club, e assim segundo o historiador Paulo Varzea tornando-se o primeiro clube esportivo organizado no Brasil.

1880: devido às limitações do terreno, o clube muda-se para o bairro do Flamengo, um terreno alugado na Rua Paysandu. O espaço, de propriedade do Conde D'Eu. É neste terreno da Rua Paysandu que o Clube ganha sustentação e passa a chamar-se Paysandu Cricket Club, em homenagem à sua nova localização.

1896: Oscar Alfredo Cox, filho de um dos fundadores do clube, jogador de Cricket do Paysandu e familiarizado com o futebol, mandou buscar na Suíça uma bola da marca Dupont, a primeira bola de futebol para o Rio de Janeiro. A nova bola, porém, não pôde ser utilizada para a prática do futebol. O terreno, esburacado demais, permitia somente a prática do Rugby.

1906: o clube participou do primeiro Campeonato Carioca de Futebol ficando como vice-campeão perdendo para o Fluminense Football Club.

1912: o Paysandu Cricket Club conquista o título Campeonato Carioca, sobre oClube de Regatas do Flamengo. O clube tinha a maioria de seus jogadores de origem inglesa.

1914: o clube abandona a prática oficial do futebol, e passa a se chamar Paysandu Athletic Club.

1932: novamente o clube muda-se para uma propriedade na Rua Siqueira Campos, em Copacabana, limitando-se por causa do terreno apenas à prática de tênis e do bowls.

1953: mais uma mudança, a definitiva, para o bairro doLeblon.

O Paissandu possui uma rivalidade clubística forte com o Rio Cricket e Associação Atlética, da colônia inglesa da cidade vizinha Niterói. Para além da rivalidade entre as cidades, os clubes guardam uma origem comum, sendo o Rio Cricket uma dissidência do então Paysandu Cricket Club. Em algumas fontes antigas as partidas entre os dois clubes, nos mais variados esportes, era chamada deClássico dos Ingleses.


O Clube

Atualmente, o nome do clube chama-se Paissandu Atlético Clube, onde é comum a prática de esportes comotênis, squash, bowls, futebol, dentre outros esportes. Também possuí areas de lazer como: Piscina, Sauna, Restaurantes, Salão de Beleza, Massagens e muito mais.


Futebol

O clube participou das primeiras edições do campeonato carioca em: 1906, 1907, 1908, 1911, 1912, 1913 e 1914. Participou também da 2ª divisão em 1909 e 1910.

Em 2006, especialmente, o clube voltou a disputar uma partida de futebol após quase 92 anos, nos jogos comemorativos dos 105 anos do futebol no estado do RJ (realizados na sede do Rio Cricket). Por não possuir mais departamento de futebol ou jogadores, o clube pegou "emprestado" o time principal do Tombense Futebol Clube de Minas Gerais, que gentilmente cedeu jogadores para a partida especial. O Paissandu venceu o Rio Cricket por 2 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol no Brasil..

Ficheiro:Footballbrasil1899.jpg


"Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, era novidade, já que naquela época somente conheciam o críquete.

- Como é esse jogo? - perguntam uns.
- Com que bola vamos jogar? - indagavam outros.
- Eu tenho a bola. O que é preciso é enchê-la.
- Encher com o quê - perguntavam.
- Com ar.- Então vá buscar que eu encho."

Foi assim, que, de acordo com Charles Miller, o futebol começou no Brasil, numa entrevista dada à revista O Cruzeiro em 1952. Em 1895 houve o que é considerado o primeiro jogo de futebol no país. Na Várzea do Carmo, em São Paulo, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da Companhia de Gás e da Estrada de Ferro São Paulo Railway. O amistoso terminou por 4x2, com vitória do São Paulo Railway.