quinta-feira, 18 de junho de 2009

Associação Atlética Mackenzie College

Associação Atlética Mackenzie College



(uniforme usado após sua união com a atual Portuguesa)

''..Foi uma equipe brasileira de futebol da cidade deSão Paulo, fundada em 18 de Agosto de 1898 e participante por 13 vezes do Campeonato Paulista. O Mackenzie foi o primeiro clube fundado no Brasil por brasileiros e para brasileiros para a prática do futebol e o primeiro neste país a praticar o basquetebol...''

Em 1896, um professor, Sr. Augusto Shaw, retornava dos EUA e começava a fazer uma grande propaganda de esportes como o basquete, o futebol e o rugby. Muitos alunos se interessaram por estes "divertimentos" e em 1898 se reuniram para fundar a A.A. Mackenzie College. Entre os fundadores estava Belfort Duarte. Este maranhense, estudante do colégio, foi quem fundou, anos mais tarde, o América Football Club do Rio de Janeiro, além de ter sido o responsável pelo fato do clube ter tantos "clones" pelo Brasil inteiro. Mesmo em São Paulo, Belfort Duarte viria a fundar umAmérica FC em 1916 (que mais tarde se chamaria Tremembé FC). Foram alguns alunos do Mackenzie que introduziram, em 1902, o futebol em Santos e em Sorocaba.

O Mackenzie foi um dos fundadores da primeira liga de futebol do Brasil, a Liga Paulista de Futebol. Em 3 de Maio de 1902 o primeiro jogo oficial da história do futebol paulista e brasileiro foi realizado entre Mackenzie e Germânia, tendo a equipe vencido por 2x1 com um gol de Eppingaux, um dos fundadores, que será conhecido para sempre como o autor do primeiro gol oficial do futebol brasileiro.

Em 1920 o Mackezie se juntou à Portuguesa e formou o Mack-Port. A nova equipe durou 3 anos. Em 1923 a união se desfez e o Mackenzie se retirava de campo.

O Paissandu Atlético Clube

O Paissandu Atlético Clube

(Escudo do Payssandu Cricket Club)

''..Um clube social e esportivo brasileiro, da cidade do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro. Suas cores oficiais são azul e branco..''

1872: no dia 15 de agosto de 1872, um grupo de jovens ingleses apaixonados pela prática de esportes fundaram uma agremiação chamada Rio Cricket Club, num terreno alugado na Rua Berquó (atual General Polidoro), em Botafogo, para a prática docricket, esporte amplamente difundido na Inglaterra.

1875: após alguns atos de discordância entre os fundadores do Rio Cricket Club, Srs. H.L. Wheatley, A. MacMillan, C.D. Simmons, Amaral, Robinson e George Emmanuel Cox (...), dessidem montar uma outra agremiação, recebendo posteriormente a denominação de Paysandu Cricket Club, e assim segundo o historiador Paulo Varzea tornando-se o primeiro clube esportivo organizado no Brasil.

1880: devido às limitações do terreno, o clube muda-se para o bairro do Flamengo, um terreno alugado na Rua Paysandu. O espaço, de propriedade do Conde D'Eu. É neste terreno da Rua Paysandu que o Clube ganha sustentação e passa a chamar-se Paysandu Cricket Club, em homenagem à sua nova localização.

1896: Oscar Alfredo Cox, filho de um dos fundadores do clube, jogador de Cricket do Paysandu e familiarizado com o futebol, mandou buscar na Suíça uma bola da marca Dupont, a primeira bola de futebol para o Rio de Janeiro. A nova bola, porém, não pôde ser utilizada para a prática do futebol. O terreno, esburacado demais, permitia somente a prática do Rugby.

1906: o clube participou do primeiro Campeonato Carioca de Futebol ficando como vice-campeão perdendo para o Fluminense Football Club.

1912: o Paysandu Cricket Club conquista o título Campeonato Carioca, sobre oClube de Regatas do Flamengo. O clube tinha a maioria de seus jogadores de origem inglesa.

1914: o clube abandona a prática oficial do futebol, e passa a se chamar Paysandu Athletic Club.

1932: novamente o clube muda-se para uma propriedade na Rua Siqueira Campos, em Copacabana, limitando-se por causa do terreno apenas à prática de tênis e do bowls.

1953: mais uma mudança, a definitiva, para o bairro doLeblon.

O Paissandu possui uma rivalidade clubística forte com o Rio Cricket e Associação Atlética, da colônia inglesa da cidade vizinha Niterói. Para além da rivalidade entre as cidades, os clubes guardam uma origem comum, sendo o Rio Cricket uma dissidência do então Paysandu Cricket Club. Em algumas fontes antigas as partidas entre os dois clubes, nos mais variados esportes, era chamada deClássico dos Ingleses.


O Clube

Atualmente, o nome do clube chama-se Paissandu Atlético Clube, onde é comum a prática de esportes comotênis, squash, bowls, futebol, dentre outros esportes. Também possuí areas de lazer como: Piscina, Sauna, Restaurantes, Salão de Beleza, Massagens e muito mais.


Futebol

O clube participou das primeiras edições do campeonato carioca em: 1906, 1907, 1908, 1911, 1912, 1913 e 1914. Participou também da 2ª divisão em 1909 e 1910.

Em 2006, especialmente, o clube voltou a disputar uma partida de futebol após quase 92 anos, nos jogos comemorativos dos 105 anos do futebol no estado do RJ (realizados na sede do Rio Cricket). Por não possuir mais departamento de futebol ou jogadores, o clube pegou "emprestado" o time principal do Tombense Futebol Clube de Minas Gerais, que gentilmente cedeu jogadores para a partida especial. O Paissandu venceu o Rio Cricket por 2 a 1.

São Paulo Athletic Club

São Paulo Athletic Club


(Primeiro time)

''..Um clube desportivo brasileiro que fez parte do surgimento do futebol no país. Atualmente tem seu departamento de futebol profissional desativado. Hoje, o clube tem uma das principais equipes de rúgbi (amador) do Brasil e é um importante centro de práticas de esportes de origem britânica..''

Não há dúvida de que o sócio mais ilustre do SPAC foi Charles Miller, que nasceu no Brás em1874, e foi enviado para estudar em Southampton na Inglaterra, onde aprendeu o novo esporte da época, o association football, nosso conhecido futebol. Em 1894 ele retornou ao Brasil com duas bolas de capotão e um livro de regras, para jogar este novo e cativante esporte, até então desconhecido no Brasil.

Em abril de 1895 organizou com seus colegas do SPAC o primeiro "jogo oficial" de futebol, que foi disputado numa gleba de terra na Várzea do Carmo, entre as equipes da São Paulo Railway (SPR) e a do The Gás Co, fornecedora de gás da capital. O resultado foi de 4 x 2 para a SPR, com dois gols de Charles Miller. Este jogo seria a semente, que tornou o SPAC o primeiro tricampeão da Liga Paulista de Futebol, precursora da Federação Paulista de Futebol em 1902, 03 e 04.

O SPAC ganharia seu quarto eúltimo título em 1911. Em 1912 disputou seu último Paulistão. Segundo o historiador oficial do SPAC, John Mills, um profissionalismo não-oficial já havia se instituído na Liga, que oficialmente ainda era amadora. O estatuto do clube pregava o amadorismo completo, e, por não aceitar participar do falso amadorismo vigente preferiu abandoná-la definitivamente.

O uniforme titular do SPAc tinha camisa comlistras verticais brancas e celestes, calçaõ e meias pretas. e o uniforme reserva tinha camisa branca e calção e meias pretas.

Stoke City Football Club ''The Potters''

Stoke City Football Club
''The Potters''

First Team.
É um clube de Stoke-on-Trent na Inglaterra (o outro clube da cidade pertence a divisões inferiores Port Vale F.C.). Eles jogam na Championship. O clube é conhecido como o segundo clube mais velho do mundo, atrás do Notts County F.C., e afirma que foi fundado em 1863 (disputado por alguns que dizem que foi fundado em 1868).

O apelido do clube é "The Potters" (depois da "pottery industry" na cidade) e seu uniforme quando joga em casa é uma camisa listrada vermelha e branca.

O clube alcançou o 13º lugar comandado pelo técnico holandês Johan Boskamp em 2005/06. No entanto, depois de uma séries de discussões ele irá deixar o cargo no final da temporada, deixando vago o lugar de treinador do clube.

O Clube foi fundado por Stoke Holding, que depois foi contratado pelo Icelandic empresa. Quando se tornou presidente em 1999, Gunnar Gislason foi o mais jovem presidente na liga de futebol inglesa. O escudo do time foi re-desenhado quando os "icelanders" chegaram a cidade.

Stoke Holding concordou em vender 66% das ações para Peter Coates. A tomada de Peter Coates aconteceu em 22 de Maio de 2006. O novo regime apontou o técnico Tony Pulis em 14 de julho.

O único grande título até agora foi da League Cup, que foi ganho em 1972 com o técnico Tony Waddington.

Stoke foi rebaixado da primeira divisão com apenas 3 vitórias e 17 pontos de 42 jogos em 1985, a partir daí nunca mais voltou para a divisão principal. A Chance mais próxima de subir aconteceu quando chegaram aos playoffs da Segunda Divisão em 1996.

Famosos treinadores do Stoke são: Alan Ball, Alan Durban, Tony Waddington, Lou Macari, Joe Jordan, Brian Little e Gary Megson. Famosos ex-jogadores são: Stanley Matthews, Gordon Banks, Peter Shilton, Neil Franklin e Alan Hudson.

Notts County Football Club ''Los Magpies''

Notts County Football Club

''..O clube de futebol profissional mais antigo do mundo e é segundo entre clubes profissionais e não-profissionais, perdendo para o Sheffield, que foi fundado cinco anos antes. Fundado em 28 de novembro de 1862, foi um dos doze fundadores da Liga Inglesa..''

O inicio do clube começou nos Jardins de Cremone (Cremorne Gardens), quando W. Arkwright e Chas Deakin passaram a "chutar uma bola contra o outro" terminando em 2 a 2. Sua formação oficial no entanto seu deu em 1864 com o nome de Notts Football Club.

Entre 1864 e 1888, foram realizadas partidas amistosas com outros clubes da Inglaterra eEscócia. Neste período o clube chegou a ter oito atletas relacionados na seleção nacional.

O primeiro campeonato oficial disputado pelo clube foi em 1877, à Copa da Inglaterra. Com um bom futebol apresentado chegou as semifinais em 1883 e 1884. De 1883 à 1910 o Notts mandava seus jogos na Trent Bridge e ocasionalmente em Castle Cricket Ground e na Floresta de Town Ground, na cidade de Nottingham. Em 1910 mundou seus jogos para Meadow Lane.

Na temporada de 1890/91 o Notts terminou em terceiro na Liga Inglesa e foi finalista na Copa, sendo derrotado por 3 a 1 pelo Blackburn Rovers. Já sua primeira conquista se deu em 1894 (um ano após seu rebaixamento à segunda divisão) quando um público de 37.000 torcedores assistiram sua vitória na final da FA Cup frente ao Bolton pelo placar de 4 a 1, tornando-se o primeiro clube de uma segunda divisão a ganhar o torneio.

Em 1896/97 foi promovido a divisão principal em uma série de jogos em play-off. Em 1913 foi rebaixado uma vez mais a segunda divisão, mas retornou na temporada seguinte como campeão.

Anos mais tarde seria rebaixado a segunda divisão (temporadas 1919/20 e 1925/26) e rebaixamento a Divisão três Sul no ano de 1930, retornando a segunda no ano seguinte como campeão. Caiu novamente em 1935. Só retornando a segunda divisão na temporada 1949/50. Caiu novamente para a terceira divisão em 1955, depois para a quarta divisão.

A história recente mais próspera do clube aconteceu em 1981/82 quando retornou a primeira divisão (terminou o campeonato na 15ª posição).

Jimmy Sirrel assumiu o clube no mês de novembro de 1969 e foi o grande responsável pelas promoções do clube. Em 1971 subiu à terceira divisão e, em 1973 à segunda divisão. Dave Needham, Briam Stubbs, Tony Hately, Kevin Randall e Arthur Mann, Don Masson e Les Bradd, este marcou 124 gols em 11 anos atuando pelo Notts, eram a espinha dorsal do êxito do clube. Subiu à primeira divisão em 1981.

Depois de ter se mantido por dois anos na principal divisão do país - com a saída de Sirrel e varias sucessivas mudanças, o clube sofreu rebaixamentos sucessivos nos anos de 1984 e 1985. Atualmente está na quarta divisão.



Esse é o seu estádio.:

Derek Pavis Stand, Notts County F.C.

Futebol no Brasil..

Ficheiro:Footballbrasil1899.jpg


"Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, era novidade, já que naquela época somente conheciam o críquete.

- Como é esse jogo? - perguntam uns.
- Com que bola vamos jogar? - indagavam outros.
- Eu tenho a bola. O que é preciso é enchê-la.
- Encher com o quê - perguntavam.
- Com ar.- Então vá buscar que eu encho."

Foi assim, que, de acordo com Charles Miller, o futebol começou no Brasil, numa entrevista dada à revista O Cruzeiro em 1952. Em 1895 houve o que é considerado o primeiro jogo de futebol no país. Na Várzea do Carmo, em São Paulo, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da Companhia de Gás e da Estrada de Ferro São Paulo Railway. O amistoso terminou por 4x2, com vitória do São Paulo Railway.