sábado, 15 de agosto de 2009

AC MILAN

O Associazione Calcio Milan, freqüentemente abreviado em AC Milan ou Milan, é uma das principais equipes de futebol da Itália e do mundo. Atualmente milita naSerie A.

Partilha com o seu maior rival, a Internazionale, o Estádio Giuseppe Meazza, que no passado tinha o nome de Estádio San Siro, como ainda preferem chamá-lo atualmente os torcedores Milanistas, pois Giuseppe Meazza, que jogou em ambos os clubes teve maior destaque na Inter. O estádio tem capacidade para 84.309 espectadores, e é palco onde geralmente é disputado o clássico de Milão, Derby della Madonnina.

O Milan é a segunda equipe com mais conquistas no Campeonato Italiano, sendo dezessete conquistas, atrás apenas da Juventus com vinte e sete. Mas é o clube italiano com mais conquistas na Liga dos Campeões da UEFA, sendo sete conquistas e é também o maior campeão do Mundial Interclubes com quatro títulos.

Segundo pesquisa do Instituto Doxa em 2003, o Milan teria 16,4% da preferência dos italianos, o que equivale a 9.479.200 torcedores, sendo a segunda maior torcida italiana.


Em Dezembro de 1899, um grupo de torcedores esportivos, reunidos em um quarto do Hotel Du Nord, resolveram discutir suas preferências esportivas e em conseqüência fundar oficialmente o Milan Futebol & Cricket Club.

Freqüentado pela nata da sociedade milanesa, e por esportistas ingleses, o clube incentivou inicialmente a prática dos dois esportes que deram origem ao clube. Ao contrário do cricket, o futebol ainda era visto com reservas pela alta burguesia italiana, porém, logo tornou-se o esporte preferido entre os associados. O Milan passou a ser o clube dos trabalhadores da cidade e dos sindicalistas.

Em 1901, com apenas dois anos de idade, o Milan conquistou o seu primeiro Campeonato Italiano, após derrotar a Genoa e a Juventus no playoff final; feito que repetiria outras duas vezes, até a deflagração da Primeira Guerra Mundial.

No intervalo entre as duas guerras mundiais, o Milan teve um desempenho apagado no Campeonato Italiano. O fato mais marcante no período foi a inauguração, em 1926, do Estádio San Siro, um presente do presidente do Milan, Pietro Pirelli, aos torcedores rubros-negros e à cidade de Milão. Pirelli financiou sozinho a construção do belo estádio, que foi totalmente inspirado na arquitetura dos estádios ingleses.

As origens anglo-saxônicas do Milan, no entanto, não gozavam da simpatia do movimento fascista italiano. Em 1946, o clube perdeu definitivamente o sotaque inglês, passando a se chamar Associazione Calcio Milan. Com o fim daSegunda Guerra Mundial, a Itália começou um lento e doloroso processo de reconstrução, e o futebol, à reboque do que acontecia no resto do país, começou a se desenvolver novamente, na medida em que o país se libertava dos fantasmas do fascismo.

Nos anos 50, o Milan contratou três espetaculares jogadores suecos: Gunnar Gren, Gunnar Nordahl e Nils Liedholm, que ficaram mundialmente conhecidos como o trio "Gre-No-Li". Eles eram as estrelas de uma equipe que fez história no clube, dominando boa parte do campeonato italiano daquela década. Gren e Liedholm eram os maestros do meio-campo, e Nordahl, o grande artilheiro da equipe.

Em 1951, o Milan conquistou pela quarta vez o campeonato italiano. Foi o primeiro dos quatro títulos conquistados na década, que contou ainda com a presença de outros dois ilustres estrangeiros: o craque uruguaio Juan Alberto Schiaffino, peça-chave na conquista do sexto scudetto, em 1957, e o centroavante brasileiro Altafini, que chegou ao Milan com o prestígio em alta depois de sagrar-se campeão mundial, em1958, na Suécia. Com seus gols, Altafini ajudou o Milan a conquistar o sétimo scudetto, em 1959, o último triunfo dos rubro-negros na década de 50.

A grande lacuna deixada por esta extraordinária equipe foi não ter ganho a Copa dos Campeões da Europa. O Milan chegou à final desta competição pela primeira vez na temporada 1957/58, mas acabou derrotado pelo fortíssimo Real Madrid, da Espanha, por 3 a 2, em Bruxelas.

O oitavo scudetto veio três anos depois, em 1962, com uma equipe em que despontavam os jovens Gianni Rivera, Cesare Maldini e Giovanni Trappatoni. O técnico da equipe na época era Nereo Rocco, muito querido pelos jogadores e pela torcida milanesa.

Um ano depois, em 1963, o clube conquistou a Copa dos Campeões, derrotando na final o Benfica de Lisboa, com dois gols do brasileiro Altafini. O gol da equipe de Lisboa foi marcado por Eusébio. Na decisão da Copa Intercontinental, os rossoneros italiano não resistiu ao Santosde Pelé, perdendo o título após uma vitória de 4 a 2 em casa e duas derrotas no Maracanã (a primeira pelo mesmo placar e a segunda, no jogo de desempate, por 1 a 0).

O Milan só voltaria a brilhar no cenário europeu na temporada 1967/68, com a conquista de mais um scudetto e com o primeiro título naRecopa Européia, após derrotar o Hamburgo, da Alemanha, em Roterdã. No ano seguinte, o clube alçou vôos ainda mais altos e sagrou-se campeão europeu e mundial.

Ainda sob o comando de Rocco, e com Rivera no auge de sua forma, goleou o poderoso Ajax, dos Países Baixos, que contava com o craqueJohan Cruijff, por 4 a 1, na decisão da Copa dos Campeões, disputada em Madrid. O título na Copa Intercontinental veio alguns meses depois, numa decisão em dois jogos contra o Estudiantes, da Argentina.

O clube iniciou a década de 70 quebrando um jejum de quatro anos na Copa da Itália, ao conquistar o bicampeonato em 1972/73. Ainda em1973, conquistou pela segunda vez a Recopa Européia, vencendo na decisão os ingleses do Leeds United.

Os anos seguintes, entretanto, não foram fáceis para o Milan. A derrota na final da Recopa Européia de 1974 para o desconhecido FC Madgeburg, da Alemanha Oriental, foi o estopim de uma grave crise no clube. Enquanto jogadores como Schnellinger, Trapattoni, Hamrim, Sormani e Prati se transferiam para outras equipes ou encerravam suas carreiras, os rivais Juventus e Internazionale investiam em reforços e formavam grandes equipes. Ao Milan só restou o talento de um envelhecido e decadente Rivera e a força de vontade de um grupo de jovens desconhecidos.

Mesmo sem um grande elenco, os rossoneros ainda conquistaram no final da década uma Copa da Itália em 1977, e um scudetto surpresa na temporada 1978/79, devido principalmente ao declínio súbito da Juventus, o grande "papa-títulos" da década de 70 no futebol italiano.

Nils Liedholm, uma das maiores legendas rubro-negras, foi o técnico na campanha, que marcou a despedida de Rivera e o surgimento de um jovem craque chamado Franco Baresi. A partir deste título, o Milan incorporou à sua camisa uma "estrela", que simboliza a conquista de dez scudettos.

Depois de terminar o campeonato na terceira colocação em 1980, o Milan se envolveu no escândalo da loteria e foi punido com o rebaixamento à Serie B do calcio. Entre os envolvidos no famoso escândalo estavam o goleiro Albertosi e o próprio presidente do clube, Felice Colombo. Depois de cair novamente à Serie B dois anos depois, o clube conseguiu voltar à Serie A em 1984, mas o elenco estava a esta altura em pedaços. O escândalo das apostas e as duas temporadas longe da ribalta mancharam profundamente a imagem do Milan. Em 1985, o novo presidente Giuseppe Farina tentou reconstruir o clube, mas logo envolveu-se em complicações legais, e fugiu do país, desmoralizando ainda mais os rossoneros.

A sorte do Milan só mudaria em 1986, quando o magnata das telecomunicações Silvio Berlusconi assumiu a direção do clube. Além de injetar muito dinheiro, Berlusconi implantou uma nova mentalidade ao Milan. Com o objetivo de formar uma grande equipe, trouxe o treinador Arrigo Sacchi e grandes estrelas do futebol europeu, como os neerlandeses Ruud Gullit e Marco van Basten, que se juntaram a jogadores italianos talentosos, como o líberoFranco Baresi, o lateral-esquerdo Paolo Maldini e o meia Roberto Donadoni.

Mesmo sem poder contar com van Basten, ausente devido à uma contusão, o Milan conquistou o scudetto e a Supercopa Italiana em 1988. Os rossoneros terminaram o campeonato com um ponto apenas de vantagem sobre o Napoli do craque argentino Diego Maradona, em uma conquista que marcou o início de um dos períodos mais gloriosos da história do clube.

O bilionário Silvio Berlusconi seguiu investindo em contratações. Em 1989, trouxe mais um grande reforço: o neerlandês Frank Rijkaard, um volante de rara habilidade, companheiro de van Basten e Gullit na seleção neerlandesa. Ainda mais forte do que na temporada anterior, o grupo do Milan seguiu encantando a Europa e omundo, com atuações memoráveis. Na Copa dos Campeões da Europa arrasou nas semifinais o forte Real Madrid com uma goleada histórica: 5 a 0. Na decisão, contra o Steaua Bucareste, deu outro show, e venceu o clube romeno por categóricos 4 a 0. Após conquistarem outro título europeu (a Supercopa Européia), só faltava aos rossoneros o título mundial, que viria no dia 17 de dezembro de 1989, em Tóquio, com a vitória de 1 a 0 sobre o Nacional de Medellin, da Colômbia.

A década de 1990 teve duas fases: a primeira 1990 a 1994 foi gloriosa para a squadra rossonera, enquanto que os cinco anos seguintes não foram tão bons para o Milan. Nos primeiros anos do decênio, o Milan confirmou sua grande fase. Em 23 de maio de 1990, venceu sua quartaCopa dos Campeões da Europa, em Viena, derrotando o Benfica, de Portugal. Em dezembro do mesmo ano, conquistou pela terceira vez aCopa Intercontinental, com uma vitória incontestável sobre o Olimpia, do Paraguai, por 3 a 0.

Na temporada 1990/91, o Milan foi surpreendido pelo Olympique de Marselha, da França, e acabou sendo eliminado nas quartas-de-final daCopa dos Campeões da Europa. A temporada acabou sem títulos e com a troca de Arrigo Sacchi por Fabio Capello. Com o novo treinador, o Milan iniciou um novo período de conquistas. Na temporada 1991/92, Capello comandou a equipe que fez história, ao conquistar o campeonato italiano de forma invicta, e atingiu a marca de 58 partidas sem derrotas na Serie A do calcio. Neste período, o clube conquistou três scudettos consecutivos (1991/92, 1992/93 e 1993/94) e três Supercopas Italianas (1992, 1993 e 1994). Mas faltava a consagração na Copa dos Campeões, renomeada Liga dos Campeões da UEFA a partir da temporada 1992/93.

Em 1993, o Milan chegou mais uma vez a final da competição, mas perdeu a final para o Olympique de Marselha, por 1 a 0. Mas a equipe francesa envolveu-se em encândalos de corrupção e teve seu título impugnado. Com isso, o Milan ganhou direito de enfrentar o São Paulo Futebol Clube na final do Mundial Interclubes. Favorito, o clube italiano acabou surpreendido pela equipe do técnico Telê Santana, perdendo a final por 3 a 2.

Na temporada 1993/94, o Milan chegou ao seu quinto campeonato europeu, desta vez vencendo o time espanhol do Barcelona por 4 a 0. Mas na final do Mundial Interclubes, novamente uma derrota, desta vez para o Vélez Sarsfield, da Argentina. Na temporada seguinte, o Milan disputaria sua terceira final consecutiva da Liga dos Campeões da UEFA. Mas a equipe italiana cairia diante dos neerlandeses do Ajax, dePatrick Kluivert, por 1 a 0.

A derrota para equipe neerlandesa colocou fim a uma época de grandiosa da squadra rossonera. Apesar da conquista do scudetto na temporada 1995/96, a equipe milanista caiu vertiginosamente de produção nas duas temporadas seguintes, tendo, inclusive, de lutar contra o rebaixamento. Em 1996/97, terminou na décimo primeiro lugar, e na temporada seguinte, sob o comando de Fabio Capello, fez outra campanha desastrosa, terminando o campeonato em décimo.

No ano de seu centenário, o Milan deu um belo presente à sua torcida, conquistando um inesperado scudetto, o décimo sexto de sua história. Mesmo sem jogar um futebol exuberante, a equipe, que contava com o brasileiro Leonardo, teve o mérito de crescer na hora certa: venceu sete partidas consecutivas até a última rodada, e terminou um ponto à frente da Lazio na classificação final.

O jejum de títulos da equipe rubro-negra prosseguiu nos primeiros anos do novo milênio, mas voltou a ser respeitado na Europa. Na temporada2002/03, alcançou a final da Liga dos Campeões da UEFA, contra a rival Juventus, depois de ter eliminado, nas semifinais, seu outro rival italiano, a Internazionale. A equipe de Milão venceu a disputa nos pênaltis, por 3 a 2, depois de um empate sem gols, e chegou ao seu sexto título continental.

Na decisão da Copa Intercontinental, enfrentou o Boca Juniors, da Argentina. Mas desta vez, o clube italiano se deu mal nos pênaltis e perdeu a chance de conquistar seu quarto título mundial.

O Milan voltou a ganhar o scudetto na temporada 2003/04, com o brasileiro Kaká sendo um dos destaques. Na temporada seguinte, a equipe rossonera chegou a final da Liga dos Campeões da UEFA como grande favorita diante do Liverpool, da Inglaterra. Após estar vencendo o jogo por 3 a 0, o Milan cedeu o empate e acabou batido nos pênaltis, por 3 a 2.

Na temporada seguinte, novamente o Milan ficou no "quase". Chegou às semifinais da Liga dos Campeões, mas foi derrotado pelo Barcelona, da Espanha. Na Serie A, viu a Juventus sagrar-se bicampeã. Mas o título, assim como o da temporada 2003/04, foi cassado, devido a descoberta de um esquema de manipulação de resultados nesta competição. Um promotor que estuda o caso pediu que a Juventus, o Milan, a Fiorentina e a Lazio fossem rebaixados. Mas apenas a Juve foi para a Serie B. O Milan começou a Serie A com menos 8 pontos. O título de 2004/05 ficou vago e o de 2005/06 foi herdado pela Inter.

Desacreditados, Ancelotti e equipe passaram a ser alvo de críticas da imprensa italiana no início da atual temporada. Com um desempenho irregular no primeiro turno da Serie A, alguns colocaram em dúvida a classificação do Milan entre os quatro melhores do italiano. Mas a equipe recuperou-se ao longo da temporada e garantiu uma vaga na Liga dos Campeões 2007/08. A temporada marcou ainda a despedida do futebol do ídolo Alessandro Costacurta e a contratação de um novo: Ronaldo.

Além da recuperação no campeonato nacional, os rubro-negros chegaram a sua décima-primeira final na Liga dos Campeões. Após liderar seu grupo na primeira fase, os milanistas superaram o Celtic, da Escócia, o Bayern de Munique, da Alemanha e o Manchester United, daInglaterra. O time de Milão conseguiu a revanche contra o Liverpool, em Atenas, vencendo o time inglês por 2 a 1, dois anos após os italianos perderem o título nos pênaltis. Com isso, o Milan conquistou o título de campeão europeu pela sétima vez. Também em 2007, o Milan conquistou seu quarto título mundial, em cima do Boca Juniors, da Argentina, por 4 a 2, três anos após perderem o título nos pênaltis, tornando-se assim o maior campeão do torneio.

UNIFORMES:

No Milan já á dois números aposentados são os números 6 de Franco Baresi, Líbero (1977-1997) & 3 de Paolo Maldini, Zagueiro (1984 - 2009)

Paolo Maldini detém atualmente o maior número de partidas de um jogador pela Serie A com mais de 600 jogos e pelo próprio clube com mais de 800 jogos. O maior artilheiro do Milan é o sueco Gunnar Nordahl que, em 268 jogos, conseguiu 221 gols. Andriy Shevchenko está em segundo lugar com mais de cento e setenta gols em aproximadamente trezentos jogos.

O clube também detém o recorde de maior sequência de jogos invictos, iniciando na temporada 1991-92, com um empate em 0 a 0 contra oParma, no dia 26 de maio de 1991 e terminando com uma irônica derrota em casa de 1 a 0, para o Parma no dia 21 de março de 1993. É a maior sequência do Campeonato Italiano, e a terceira da Europa.

Atualmente, o Milan tem o maior número de títulos internacionais reconhecidos, conquistando tal feito, após bater o Boca Juniors na final doMundial de Clubes da FIFA em 2007.

O clube atualmente manda suas partidas no estádio San Siro, oficialmente Estádio Giuseppe Meazza. O nome San Siro é retirado do bairro onde está localizado. O estádio é partilhado com a Inter, a outra grande equipe de Milão. É conhecido por sua atmosfera fantástica, devido à proximidade dos estandes para o arremesso. Existe o uso mais frequente das erupções pelos fãs que muitas vezes causam problemas.

Futebol no Brasil..

Ficheiro:Footballbrasil1899.jpg


"Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, era novidade, já que naquela época somente conheciam o críquete.

- Como é esse jogo? - perguntam uns.
- Com que bola vamos jogar? - indagavam outros.
- Eu tenho a bola. O que é preciso é enchê-la.
- Encher com o quê - perguntavam.
- Com ar.- Então vá buscar que eu encho."

Foi assim, que, de acordo com Charles Miller, o futebol começou no Brasil, numa entrevista dada à revista O Cruzeiro em 1952. Em 1895 houve o que é considerado o primeiro jogo de futebol no país. Na Várzea do Carmo, em São Paulo, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da Companhia de Gás e da Estrada de Ferro São Paulo Railway. O amistoso terminou por 4x2, com vitória do São Paulo Railway.