quarta-feira, 17 de junho de 2009

Futebol no Brasil !

Final

'' Seleção Brasileira''


A Seleção Brasileira de Futebol é um dos principais times nacionais de futebol do mundo. Maior vencedor da Copa do Mundo FIFA, com cinco títulos, o Brasil é conhecido por sua camisa na coramarela e verde, com shorts azuis e meias brancas, as quatro cores da bandeira nacional.

A equipe conquistou também a Copa América por oito ocasiões, a Copa das Confederações por duas, porém, nunca conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

Atualmente, a maioria dos jogadores que são convocados para participar do time nacional do Brasil, atuam em equipes do exterior, porém, no geral, o Botafogo é o clube que mais cedeu futebolistas para a seleção, noventa e dois jogadores botafoguense atuaram pelo país. Em Copas do Mundo, o Botafogo também é o clube com o maior número de convocações, 46 até 2006. Contudo, é o Santosque teve o maior número de jogadores campeões do mundo pelo Brasil enquanto defendiam o clube, 11 no total.

Os maiores rivais do Brasil são a Argentina e o Uruguai na América. Além destes, na Europa, a Inglaterra, a Itália, a França e a Alemanha são as principais adversárias do time nacional brasileiro.


* As postagens de ''futebol no Brasil são todas confirmados por sites e organizações Brasileiras e Internacionais como a FIFA.

Futebol no Brasil !

4 parte

'' Da Copa América até os anos 90 ''



A Copa América foi a primeira competição envolvendo Seleções Nacionais de Futebol. Envolve países da América do Sul desde 1916. Entre a sua primeira edição até 1949, o Brasil venceu apenas três vezes em 21 ocasiões em que o campeonato foi realizado.

As Copas do Mundo começaram a disputadas em 1930, e nas edições seguintes sempre teria participações da Seleção Brasileira. Mesmo com participações fracas nas primeiras edições, o Brasil esteve representando nas edições do campeonato de 1930, 1934 e 1938, no Uruguai,Itália e França respectivamente. Após uma interrupção devido à Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo voltaria a ser realizada em 1950 noBrasil.


A derrota na Copa do Mundo de 1950 e suas conseqüências

O Brasil foi sede da Copa do Mundo de 1950 e, por ser o anfitrião, havia a expectativa por parte da população de uma primeira conquista. Contudo, na final da competição, a Seleção Brasileira foi derrotada por 2 a 1, de virada, para a Seleção Uruguaia, que obteve seu segundo título. A derrota provocou uma grande mudança no futebol brasileiro, a iniciar pela troca do uniforme da seleção nacional, que passou de brancopara amarelo, azul, branco e verde.

Em 1950, inicia-se a disputa ano a ano do Torneio Rio-São Paulo, envolvendo as principais equipes de Rio de Janeiro e São Paulo. Este campeonato serviria de base para a criação de um campeonato nacional anos depois.

A era clássica

A partir do final da década de 1950, o futebol brasileiro foi criando uma série de grandes jogadores ao mesmo tempo. Destacaram-se Pelé, Garrincha, Nílton Santos, Didi, Vavá, Zagallo, Djalma Santos o capitão Bellini, entre outros que participaram da campanha vencedora da Copa de 1958 pela Seleção Brasileira. A dose foi repetida na Copa de 62, desta vez Amarildo, Coutinho e Pepe somados ao elenco campeão.

Em 1959, foi criada a Taça Brasil, primeira competição com abrangência nacional do país. Seu primeiro campeão foi oBahia, porém foi o Santos, de Pelé, a equipe que mais vezes a conquistou, cinco seguidas. Nesta época, o Santos fazia com o Botafogo, de Garrincha e companhia, a principal clássico do Brasil, tanto em competições regionais, nacionais e até internacionais, uma vez que a Taça Libertadores da América começou a ser disputada em 1960, ainda com pouco interesse das equipes brasileiras. O Santos foi o primeiro clube do país a conquistar a Libertadores e a sercampeão do mundo.

Apesar de não ter feito boa campanha na Copa de 1966, em 1970, a Seleção Brasileira sagrou-se campeã pela terceira vez da Copa do Mundo, recebendo definitivamente a Taça Jules Rimet, troféu que viria a ser roubado e derretido treze anos depois, por ter sido o primeio país a conquistar a Copa pela terceira vez.

Em 1967, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi criado para ser o campeonato nacional em um novo formato, possibilitando a participação de um número maior de clubes. Para tanto, o Torneio Rio-São Paulo foi interrompido, bem como a Taça Brasil dois anos depois.

Pós-70

Após quatro edições do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, a CBF decidiu organizar definitavamente o Campeonato Brasileiro de Futebol em1971. Seu primeiro vencedor foi o Atlético Mineiro.

Logo, assistiu-se a uma maior integração do futebol do país, mesmo tendo apenas clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sulconquistado o torneio entre 1972 e 1984. Destacam-se a academia do Palmeiras, bicampeão em 1972 e 73, o Internacional, campeão de 1975,1976 e 1979 (este último de forma invicta) e o Flamengo, que chegou ao quarto título em 1987 (ainda que de forma contestada). De curioso, o fato de Guarani ter vencido o campeonato em 1978, sendo o primeiro clube com sede fora de uma capital a conquistar o título. A hegemonia dos estados citados só foi quebrada com a conquista do Coritiba em 1985, abrindo vez para conquistas dos nordestinos Sport e Bahia em1987 e 1988 respectivamente.

Ainda que timidamente, os clubes brasileiros foram pegando feição pelo campeonato continental, a Taça Libertadores da América. O Cruzeirofoi o segundo time do Brasil a vencer a competição, em 1976, sendo seguido por Flamengo e Grêmio em 1981 e 83 respectivamente. Estes dois últimos clubes, conquistaram também o título de Campeonato Mundial de Clubes nestes anos.

A esta época, a Seleção Brasileira ficou 24 anos sem vencer a Copa do Mundo. Em 1982, o time montado por Telê Santana era tido como candidato ao título, apresentando o melhor futebol da época e baseada nos jogadores como Zico, Falcão, Sócrate, Júnior, Oscar, Toninho Cerezo, entre outros, acabou sendo eliminada nas quartas-de-final da competição para a Itália da Copa. Na Copa América, o Brasil conquistaria seu primeiro título desde 1949 em 1989.


Anos 90

A grande novidade do calendário do futebol brasileiro na década de 1990 foi a criação da Copa do Brasil em 1989, que teve o Grêmio como o campeão de estréia. A década inicia-se com o quinto título nacional do Flamengo no Campeonato Brasileiro de Futebol em 1992, embora aCBF não o reconheça como campeão devido a imbróglios durante a organização da Copa União de 1987.

Neste mesmo ano de 1992, era disputada pela primeira vez a Copa Conmebol, que tinha como objetivo ser a segunda principal competição do continente sul-americano, atrás da Libertadores. Seus primeiros campeões foram do Brasil, o Atlético Mineiro, na primeira edição, o Botafogo, na segunda e o São Paulo, na terceira. A Conmebol foi apenas mais um dos títulos internacionais vencidos pelo São Paulo. Em 1992 e 1993, a equipe foi bicampeã da Libertadores e do Mundial.

Na Copa do Mundo de 1994, a Seleção Brasileira liderada por Romário, finalmente conquistaria o título outra vez, a quarta de sua história, recorde até então. Em 1998, o Brasil chegaria a final de novo, porém, seria derrotado pela França por 3 a 0.

Na segunda metade da década, times do país conquistariam quatro vezes a Copa Libertadores da América, em 1995, o Grêmio, e de 1997 a1999, na ordem, Cruzeiro, Vasco e Palmeiras, porém nenhum deles ficaria com o título mundial. Em 1999, a Copa Conmebol, passava a estar em terceiro plano, sendo substituída, desde 98, pela Copa Mercosul, vencida por Palmeiras, Flamengo e Vasco em suas primeiras edições.

Futebol no Brasil..

Ficheiro:Footballbrasil1899.jpg


"Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, era novidade, já que naquela época somente conheciam o críquete.

- Como é esse jogo? - perguntam uns.
- Com que bola vamos jogar? - indagavam outros.
- Eu tenho a bola. O que é preciso é enchê-la.
- Encher com o quê - perguntavam.
- Com ar.- Então vá buscar que eu encho."

Foi assim, que, de acordo com Charles Miller, o futebol começou no Brasil, numa entrevista dada à revista O Cruzeiro em 1952. Em 1895 houve o que é considerado o primeiro jogo de futebol no país. Na Várzea do Carmo, em São Paulo, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da Companhia de Gás e da Estrada de Ferro São Paulo Railway. O amistoso terminou por 4x2, com vitória do São Paulo Railway.