sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sport Club Germânia

Sport Club Germânia


''..Um clube desportivo brasileiro da cidade de São Paulo. Fundado como SC Germânia, teve que mudar seu nome por determinação do governo durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, é um dos clubes de maior destaque no Brasil em diversas modalidades amadoras. No futebol, o primeiro uniforme titular tinha camisa com a metade direita preta e a metade esquerda azul, calção e meias pretas. mais tarde, adotou camisa com listras verticais azuis e pretas, calção branco e meias pretas. Tinha ainda uniforme reserva com camisa e calção branco e maieas pretas..''


Nascido em 7 de Setembro de 1899 o Esporte Clube Pinheiros, foi fundado por Hans Nobiling com o nome de Sport Club Germânia.

O desportista com um grupo de amigos de diversas nacionalidades resolveu fundar uma equipe de futebol em razão de sua origem, nascido na Alemanha desejou que seu time recebesse o nome de Germânia, mas como haviam portugueses,espanhóis e italianos entres outras nacionalidades na fundação houve a opção por chamar o time de Sport Club Internacional para congregar as várias nacionalidades de seu fundador, voto vencido mais tarde Hans junto com os irmãos Wahmschaffe se afastaram da equipe e exatos dezoito dias depois fundaram a sua própria equipe.

Com o nome de Sport Club Germânia a equipe disputou 26 vezes o campeonato paulista de futebol, onde foi campeão nos anos de 1906 e 1915 e chegou a contar em suas fileiras com o grande Arthur Friedenreich, o primeiro grande craque do futebol brasileiro.

A equipe viu-se obrigada a mudar de nome no decorrer da segunda guerra quando o governo do Brasil ao participar do conflito proíbiu que equipes existissem com nomes de outros paises, desta forma o Palestra Itália de São Paulo se tornou oSociedade Esportiva Palmeiras, o de Minas Gerais se tornou o Cruzeiro Esporte Clube, o Hespanha Foot Ball Club da cidade de Santos se tornou o Jabaquara Atlético Clube e o Sport Club Germânia se tornou o Esporte Clube Pinheiros.

Com o final da Segunda Grande Guerra e com o advento do futebol profissional, assim como muitas outras equipes da época o EC Pinheiros optou por se tornar um clube social com suas áreas de recreação e esportes amadores.

Em 2008 com 109 anos, tem 170.000 m² localizado em um importante bairro de São Paulo, o Jardim Europa, possui muitas árvores, verde e espaço de lazer aos seus associados. Em matéria desportiva, se destacam seus times de vôlei profissional no âmbito paulsita e brasileiro.


Sport Club Germânia e o Futebol Paulista.

Dos mais antigos clubes praticantes de futebol no Brasil, o Germânia disputou o Campeonato Paulista de Futebol de 1902, o primeiro do Estado e do Brasil. e disputou quase todas as edições seguintes, com um hiato entre 1917 e 1920, até 1932, o ano anterior à profissionalização da liga, em 1933.

Nos primeiros campeonatos teve classificações modestas, ficando sempre entre os últimos. porém , a partir de 1903, passou a contar com Hermann Friese, um alemão que devido à sua refinada técnica e surpreendente variedade de jogadas em campo, se tornou o primeiro "craque" da história do Futebol Brasileiro. Com ele, o time começou a se destacar e em 1905 terminou vice-campeão. No Campeonato Paulista de Futebol de 1906 conquistou seu primeiro título, com 7 vitórias e uma única derrota e ainda deixando o desafeto Internacional com o vice.

Depois do vice campeonato de 1908, só voltou a se destacar com a conquista do Campeonato Paulista de Futebol de 1915, porém em um campeonato esvaziado, organizado pela Liga Paulista de Foot-Ball, com apenas o Internacional como time de renome. Clube Atlético Paulistano, A.A. das Palmeiras, Clube Atlético Ypiranga e Associação Atlética São Bento estavam em outra liga.

Ainda no ano de 1909, fato histórico para o Germânia e para o Futebol Brasileiro: A estréia de Arthur Friedenreich, um filho de alemão, foi pelo clube. ainda voltaria em 1911.

Em 1916, o Germânia abandona o campeonato da liga só voltando a disputar o Paulistão em 1921, terminando em último. Após muitas campanhas apagadas, só voltou a ser vice-campeão no Campeonato Paulista de Futebol de 1926, organizado pela Liga dos Amadores de Futebol, com a participação exclusiva de clubes prò-amadorismo.

Em 1931 ficou na última posição entre os 14 disputantes, e em 1932, numa honrosa 4° posição. No ano seguinte, com o advento do profissionalismo no Futebol Paulista, o Germânia abandona a disputa do Paulistão em definitivo, entrando para a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol no Brasil..

Ficheiro:Footballbrasil1899.jpg


"Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, era novidade, já que naquela época somente conheciam o críquete.

- Como é esse jogo? - perguntam uns.
- Com que bola vamos jogar? - indagavam outros.
- Eu tenho a bola. O que é preciso é enchê-la.
- Encher com o quê - perguntavam.
- Com ar.- Então vá buscar que eu encho."

Foi assim, que, de acordo com Charles Miller, o futebol começou no Brasil, numa entrevista dada à revista O Cruzeiro em 1952. Em 1895 houve o que é considerado o primeiro jogo de futebol no país. Na Várzea do Carmo, em São Paulo, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da Companhia de Gás e da Estrada de Ferro São Paulo Railway. O amistoso terminou por 4x2, com vitória do São Paulo Railway.