quarta-feira, 17 de junho de 2009

A história do futebol.

2° parte

'' Do Calcio Friorentino até as regras de Sheffield. ''

Calcio Fiorentino na Itália

No período da renascença no Século XVI surge na cidade de Florença uma forma de futebol chamado Calcio Fiorentino, suas regras foram oficializadas em 1580 por Giovanni de' Bardi um conde de Florença, era jogado por 2 times de 27 jogadores cada onde podia-se usar mãos e pés com o objetivo de levar a bola a um pequeno gol do adversário, o jogo durava 50 minutos e era reservado apenas a membros da aristocracia da Itália, existem indícios de que até alguns papas já jogaram o esporte, em janeiro de 1739 é jogado o último jogo de Calcio Fiorentino. No início do século 20 o esporte foi reintroduzido na Itália como um evento cultural da cidade de Florença na 3ª semana de junho.


Futebol escolar no Reino Unido

Apesar de proibido, o futebol nunca deixou de ser praticado no Reino Unido, no Século 18 através das escolas o esporte ressurge em uma forma mais organizada, as primeiras regras oficiais e os primeiros campos exclusivos para a prática do esporte são criados. Apesar disso muitas escolas utilizavam regras próprias que se diferenciavam uma das outras até que houve um consenso entre algumas escolas que formaram as Regras de Cambridge, que foi a primeira formalização mais geral do futebol.


A Criação da Football Association na Inglaterra

Em 26 de outubro de 1863 em uma reunião entre os representantes de 21 clubes na Great Queen Street, em Londres na Inglaterra é criado aFootball Association implantando regras ao futebol baseadas principalmente nas regras da Universidade de Cambridge e com algumas influências das regras utilizadas pelos times do norte da Inglaterra as chamadas Regras de Sheffield. O principal idealista da criação da Football Association foi Ebenezer Cobb Morley, o qual foi presidente da entidade entre 1867 a 1874.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol no Brasil..

Ficheiro:Footballbrasil1899.jpg


"Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, era novidade, já que naquela época somente conheciam o críquete.

- Como é esse jogo? - perguntam uns.
- Com que bola vamos jogar? - indagavam outros.
- Eu tenho a bola. O que é preciso é enchê-la.
- Encher com o quê - perguntavam.
- Com ar.- Então vá buscar que eu encho."

Foi assim, que, de acordo com Charles Miller, o futebol começou no Brasil, numa entrevista dada à revista O Cruzeiro em 1952. Em 1895 houve o que é considerado o primeiro jogo de futebol no país. Na Várzea do Carmo, em São Paulo, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da Companhia de Gás e da Estrada de Ferro São Paulo Railway. O amistoso terminou por 4x2, com vitória do São Paulo Railway.