quarta-feira, 17 de junho de 2009

A história do futebol.

1° parte

''Do Cuju até a id. Média''.

O Cuju

Os primeiros indícios de um esporte em equipe jogado com uma bola e com os pés data do século III A.C. na China durante a Dinastia Han em um esporte chamado Cuju, alguns historiadores especulam que o esporte fora inventado pelo imperador Huang Di para fins de treinamento militar. Durante várias dinastias o esporte sofreu várias mudanças, oscilando entre períodos de declínio e popularidade e tendo 2 formas de jogo, a Zhu Qiu e a Bai Da. Durante a Dinastia Ming (1368-1644) declinou até o esporte de 2 mil anos desaparecer.


Kemari no Japão

No ano 600 durante o Período Asuka foi introduzindo um esporte derivado do Cuju na China, o Kemari com diferenças maiores, o principal objetido é utilizar chutes para manter a bola no ar, o Kemari é atualmente um esporte celebrado em eventos culturais no Japão.


Futebol da Idade Média

Na Europa os primeiros indícios de jogos de futebol datam do século 12, geralmente eram marcados jogos entre os habitantes de vilarejos próximos, com várias formas e regras do esporte de acordo com suas regiões, e algumas formas até mesmo sem nenhuma regra com excessiva violência que resultava em brigas, destruição e até em mortes. Por conta disso em 13 de Abril de 1314 o Rei Eduardo II proibiu a prática do futebol no Reino Unido alegando ser um esporte anti-cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol no Brasil..

Ficheiro:Footballbrasil1899.jpg


"Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, era novidade, já que naquela época somente conheciam o críquete.

- Como é esse jogo? - perguntam uns.
- Com que bola vamos jogar? - indagavam outros.
- Eu tenho a bola. O que é preciso é enchê-la.
- Encher com o quê - perguntavam.
- Com ar.- Então vá buscar que eu encho."

Foi assim, que, de acordo com Charles Miller, o futebol começou no Brasil, numa entrevista dada à revista O Cruzeiro em 1952. Em 1895 houve o que é considerado o primeiro jogo de futebol no país. Na Várzea do Carmo, em São Paulo, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da Companhia de Gás e da Estrada de Ferro São Paulo Railway. O amistoso terminou por 4x2, com vitória do São Paulo Railway.